Facebook Twitter YouTube
João Paulo Rillo
Home: Página Inicial Biografia: Conheça a trajetória política de Rillo Blog: Notícias e Artigos Agenda: A programação do Deputado Atuação: Os principais projetos de Rillo Imprensa: Canal aberto com a imprensa e a mídia Galeria: Fotos e Vídeos Contato: Fale com o Deputado
 
Entidades de Educação querem recondução de Rillo às comissões
Quarta-Feira, 15 de Fevereiro de 2017 - 17:11 - Categoria: Geral
 

O afastamento do deputado João Paulo Rillo da Comissão de Educação e Cultura e da de Finanças e Orçamento está sendo questionado por entidades ligadas à Educação. UPES - União Paulista dos Estudantes Secundaristas, UEE SP - União Estadual dos Estudantes de São Paulo, DCE FATEC - Diretório Central dos Estudantes da FATEC, SINTEPS- Sindicato dos Trabalhadores do Centro Paula Souza e o Fórum das Seis, que congrega as entidades sindicais e estudantis da Unesp, Unicamp, USP e Centro Paula Souza (Ceeteps), encaminharam à bancada do PT nota de apoio ao parlamentar, destacando a atuação de Rillo e defendendo o retorno dele às comissões. A retaliação da bancada também teve repercussão na imprensa e nas redes sociais, com uma dura crítica à bancada publicada pela página do Haddad Tranquilão, além do apoio do senador Lindbergh Farias (PT-RJ).

No final de 2016, a bancada de deputados do PT havia afastado o parlamentar da Comissão de Finanças e Orçamento após ele obstruir a votação do Orçamento para obrigar o governador Geraldo Alckmin a ceder em pautas importantes para os movimentos sociais e para os servidores estaduais. Contrariada, a bancada o destituiu e cedeu a aprovação do Orçamento.

O afastamento da Comissão de Educação e Cultura ocorreu no dia 10 de fevereiro, após reunião da bancada, realizada no dia 7, na qual a maioria dos parlamentares do PT exigiu de Rillo retratação pública e submissão incondicional às decisões da bancada. O deputado José Américo sugeriu que o assunto fosse levado ao Diretório Estadual do PT, proposta apoiada por Carlos Neder, Geraldo Cruz e Rillo.


ESTUDANTES


UPES, UEE e FATEC receberam a informação do afastamento de Rillo “com profundo pesar” e alertaram sobre a necessidade de “a política (...) prevalecer nas decisões institucionais, sobretudo quando é apenas através dela que conseguiremos promover mudanças reais nas condições de vida da população”.


SINTEPS


 O afastamento de Rillo das duas comissões causou “surpresa” ao SINTEPS. Em nota à Liderança do PT na Assembleia, o sindicato reivindicou que, “coerente com a atuação que os movimentos sociais esperam dos parlamentares deste partido na Alesp, em sintonia com os interesses da classe trabalhadora e da maioria pobre da população paulista”, sejam restituídas a Rillo as atribuições nas comissões.


FÓRUM DAS SEIS


O Fórum das Seis também reivindicou o retorno do deputado às comissões e destacou a atuação de Rillo, de “substancial apoio às lutas dos trabalhadores e estudantes das universidades estaduais paulistas, das ETECs e das FATECs, em prol de financiamento digno, contra as privatizações e contra inúmeros projetos e ataques desferidos sobre os direitos da população.


HADDAD TRANQUILÃO


A página do Haddad Tranquilão compartilhou vídeo de Rillo sobre o afastamento e subiu o tom. Considerou que a bancada do PT na Alesp estaria “muito mais pra bancada do Alckmin do que qualquer outra coisa”, classificou as atitudes contra Rillo de “mesquinhas e odiosas” e lembrou que “um mandato do Partido dos trabalhadores há de ser popular, pautado nos interesses dos trabalhadores e trabalhadoras e nunca, jamais, nos interesses pessoais dos parlamentares”.

Tags:  PT, Educação, RILLO
 
 
Compartilhe:  
 
 
0 comentários
 
Deixe um comentário
  Nome *
  E-mail (não será publicado) *
  Website
  
 
Últimos Vídeos
     
     
     
Últimas Fotos
ÚLTIMOS POSTS
 
CATEGORIAS
 
NUVEM DE TAGS
 
 
   Últimos Tweets
 
 
Cadastre-se
Para receber novidades sobre o Deputado
 
 
Endereços
Escritório Regional
Rua Silva Jardim, 1955
CEP 15025-065
São José do Rio Preto - SP
17 3212.9892
 
Assembléia Legislativa
Av. Pedro Álvares Cabral, 201 - 1º Andar
CEP 04097-900
São Paulo - SP
11 3886.6877